O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 07, 2015

Dupla tenta escalar sem cordas a 'rocha mais difícil do mundo'



  Dois americanos estão há uma semana tentando conseguir uma proeza: completar o que é considerada "a escalada de rocha mais difícil do mundo", sem usar cordas para subir.
Localizada no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, a pedra de El Capitan é o maior monólito de granito do mundo, ou seja, a maior estrutura geológica composta de uma rocha única feita de granito. Ela tem quase 900 metros de altura.
  Vários escaladores já chegaram a seu topo, mas agora Kevin Jorgeson, de 30 anos, e Tommy Caldwell, de 36, tentam fazê-lo no estilo de escalada livre, em que não se usam cordas ou equipamentos para subir, apenas para prevenir quedas. Eles já estão na metade do caminho.
Usando apenas mãos e pés, eles já chegaram na metade do percurso. Kevin e Tommy comem e dormem em tendas suspensas na parede da rocha, e se mantêm conectados com o mundo pelas mídias sociais: de seus celulares, a dupla posta no Facebook e no Twitter regularmente, além de alimentar blogs. Eles também participaram de uma sessão de perguntas e respostas ao vivo.
Yoga e alongamento
Tommy e Kevin se preparam para a façanha por mais de um ano, e estão lá há mais de uma semana. Se tudo correr bem, atingirão o topo nesta sexta ou neste sábado (10/01), afirmou Josh Lowell, que tem documentado as escaladas dos rapazes nos últimos seis anos.
  Mas isso no melhor cenário, já que eles podem levar muitos mais dias apenas para passar pela seção complicada onde estão agora. As condições climáticas também podem atrasar o percurso. “Eles estão indo muito bem”, diz Josh. “Estão descansando e tentando reunir energias para a parte final da escalada.”
A esposa de Tommy Caldwell, Becca, escreveu em um blog que ele tenta se alongar e fazer yoga no caminho. “Imagine ter sua melhor performance depois de ficar sem caminhar por uma semana”, afirmou ela.
Há 32 seções na rocha. Na noite de domingo, escalando no escuro, os dois completaram as três partes mais difíceis, o que foi considerado uma conquista.
A primeira pessoa que conseguiu escalar a rocha de El Capitan o fez em 1958. Existem mais de cem rotas até o topo. A rocha é conhecida por ser “tão lisa como o alabastro e tão íngreme como a parede de um quarto”.

G1 - Fotos: Reprodução/Facebook/Tommy Caldwell  e Ben Margot/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário