O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 27, 2014

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Cornélio Procópio


O Papa Francisco nomeou na quarta-feira (26/03) Dom Manoel João Francisco, 67 anos, como o novo bispo da diocese de Cornélio Procópio (PR). Sem anúncio de data da posse, ele vai assumir a função deixada pelo seu antecessor, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, 76 que apresentou renúncia, de acordo com o Direito Canônico, por conta da idade e problemas de saúde.
Dom Manoel é natural de Navegantes (SC), concluiu os estudos no seminário de Brusque (SC), cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, teologia na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma e obteve o doutorado em Liturgia Sagrada no Ateneu Pontifício de Santo Anselmo.
Na vida religiosa, ele foi ordenado sacerdote em 1973, na sua cidade natal, onde ocupou diversos cargos paroquiais e pastorais. Em 1998 foi nomeado bispo de Chapecó, assumindo a função em fevereiro de 1999 e permanecendo até o momento no cargo.

Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).  
(odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário