O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 21, 2014

Melancia com 74 quilos vira atração em fruteira de São Borja, RS



Uma melancia com 74 quilos surpreendeu produtores rurais e virou atração em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Colhida no último domingo (19/01) em uma propriedade rural do município de Jaguari, a fruta foi exposta em uma fruteira da cidade e atrai a atenção dos clientes.
Pesando cerca de sete vezes mais que uma melancia normal, a fruta tem 72 centímetros de comprimento. Para carregar a melancia são necessárias pelo menos duas pessoas, diz o comerciante Edir Nadalon. Há 20 anos no ramo, ele afirma nunca ter visto algo parecido.
“Há um mês atrás a gente começou a cuidar porque ela começou a se desenvolver acima das outras. Então, ela foi chegando a este patamar e a este peso”, conta o comerciante.
Os produtores não sabem qual a variedade da semente utilizada na plantação. Mas Edir Nadalon diz que na mesma propriedade foram colhidas outras frutas com tamanho fora do habitual. Uma delas tem 46 quilos e outra, 69, além de várias outras com mais de 20 quilos.
O técnico agrícola Odacir Decol afirma que frutas deste tamanho são difíceis de encontrar. Segundo ele, as variedades de melancia mais cultivadas para comercialização produzem frutos com peso médio entre 10 e 12 quilos. Outras variedades ficam na casa dos oito quilos.
“Então uma deste tamanho com certeza é uma exceção. Provavelmente seja uma variedade diferenciada, tenha sido produzida em um solo com condições ideais e tenha recebido nutrientes e água na quantidade exata. Em função disso a planta acabou respondendo com um fruto do tamanho diferenciado”, explica.
Atualmente, o comerciante vende a melancia por R$ 0,49 o quilo. Se fosse vender a melancia gigante, ele receberia R$ 36,26. Mas diz que isso está fora de cogitação. “Ela vai ficar em exposição aqui na fruteira por alguns dias. Depois a gente vai coletar a semente dela pra ver se é variedade mesmo. Vamos compartilhar no dia que cortarmos ela”, diz Nadalon.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário