O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 26, 2013

Secretaria de Saúde confirma quatro mortes por dengue no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou na segunda-feira (25/02) o informe técnico nº 16, que trata da situação da dengue no Paraná. De acordo com o documento, foram confirmadas mais quatro mortes em decorrência da doença no Paraná: três em Peabiru e uma em Campo Mourão. Houve ainda 5.438 casos de dengue entre agosto de 2012 e ontem, os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do Estado. Atualmente são 13 municípios em situação epidêmica: além dos 11 já informados, São João do Caiuá e Engenheiro Beltrão  apresentaram 27 e 65 casos, respectivamente, e entraram na lista por ultrapassarem a marca de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o Estado ainda enfrenta um período crítico da doença por conta das chuvas de março. "O combate à dengue deve ser feito durante todo o ano, mas devemos ficar atentos ao período de calor intenso e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença", afirma.
O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antonio Carlos Nardi, que é secretário de Saúde em Maringá, destaca que os municípios devem intensificar as ações de combate à dengue. "As prefeituras devem manter as equipes de combate a endemias e monitorar a eliminação de criadouros, que é a medida mais eficaz contra a dengue", diz Nardi. O presidente chama a atenção ainda dos novos gestores municipais que podem não ter tido tempo de estruturar seus serviços, mas que devem dar atenção especial a essa área.

(odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário