O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 28, 2013

Ao deixar papado, Bento 16 diz que se tornará "um peregrino a mais"


Ao chegar à residência de verão papal de Castel Gandolfo, no sul de Roma, Bento XVI agradeceu da sacada de seus aposentos à multidão de fiéis que foi até o local recepcioná-lo. Sob aplausos, afirmou que, com o fim oficial do seu papado às 20h desta quinta-feira (28/02), se tornará "um peregrino a mais."
"Esse dia meu é diverso daqueles outros. Eu sou ainda pontífice, mas, depois das 20h [horário local] não sou mais, serei um peregrino a mais", disse.
Bento XVI disse ser grato pelo afeto e carinho recebidos. "Estou feliz por estar com vocês e da vossa simpatia que me fazem muito bem, obrigado pela vossa amizade, vosso afeto", afirmou Bento XVI ao dirigir algumas poucas palavras ao público estimado, inicialmente, em cerca 7.000 fiéis.
Ele acrescentou ainda que irá trabalhar pelo bem comum com "todas as suas forças": "Vamos à frente pelo bem da Igreja, pelo bem de todos". Antes de se retirar, ele deu a benção aos fiéis presentes.
Bento XVI ficará em Castel Gandolfo, a cerca de 25 km do Vaticano, pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento, atualmente em reforma, dentro do próprio Vaticano.
Saída do Vaticano
Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28/02), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início oficialmente às 20h no horário local.
No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI ainda não foi definida. A convocação formal para os cardeais eleitores se dirigirem a Roma será feita amanhã.
Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.
Pela manhã, Bento XVI se reuniu com os cardeais presentes em Roma para se despedir. Na ocasião, ele prometeu obediência ao seu sucessor.

(UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário