O governo federal já vacinou cerca de 2,4 milhões de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV, de acordo com balanço divulgado ontem, (31/03), pelo Ministério da Saúde. Só no Paraná, 117.556 meninas foram vacinadas. A meta é que 218.395 garotas recebam a dose, ou seja, até agora 54% da meta definida foi alcançada.
A campanha de vacinação começou há pouco menos de um mês. São Paulo é o segundo estado com maior adesão à vacina: ao todo, 643.246 meninas foram vacinadas em São Paulo, o que corresponde a 80% da meta. Santa Catarina é o único com desempenho mais adiantado --85% do objetivo já foi alcançado.
Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com 73% da meta. Na semana passada, o ministério suspendeu um lote com 89 mil vacinas contra o HPV no Estado após relatos de "reações adversas" de meninas que tomaram a vacina na capital e em Veranópolis (a 152 km de Porto Alegre).
A segunda dose será aplicada num prazo de seis meses e a terceira, de reforço, em cinco anos. De acordo com o Ministério da Saúde, Estados do Norte alcançaram o menor índice de cobertura: a região atingiu, até o momento, 38% da meta. Amazonas (8%) e Amapá (17%) são os Estados com menores percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário