O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 23, 2013

Pelo menos nove cidades do Paraná já registraram neve

Começou a nevar por volta das 20h45 em Guarapuava, região central do Paraná e nesta manhã de terça (23/07) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade. Segundo o Twitter do Simepar, também nevou em União da Vitória por volta das 21h30. Em Faxinal do Céu também neva. No início da madrugada, São Mateus do Sul e Irati também tiveram registro de neve. Com Guarapuava e União da Vitória e Faxinal do Céu, já são sete cidades que registraram neve no Paraná. Palmas e General Carneiro também registraram o fenômeno. O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, "a noite já é histórica". Turvo também viu a neve que caiu com força. Os moradores, assim como em Guarapuava, fizeram bonecos de neve.
Ainda de acordo com o Simepar, pode nevar em várias cidades paranaenses, inclusive em Curitiba. Para a capital, a previsão é que a neve deve cair durante a madrugada. Às 21h35, caía uma chuva fina, com bastante intensidade. Conforme o meteorologista Samuel Braun, para a neve cair, é preciso que a temperatura fique abaixo de 2°C, o que criaria a condição ideal para o fenômeno. O mais provável é que a Capital registre a chamada chuva congelada.
A neve é a precipitação de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. São flocos de gelo mais leves do que as gotas de chuva e, por isso, caem mais lentamente e mais sem direção. Chegando a superfície, se mantêm no formato de gelo e pode ou não se acumular.
A chuva congelada, por sua vez, é quando a chuva se congela em algum momento na viagem da nuvem até a superfície, virando líquido novamente assim que entra em contato com algum material.

(Bem Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário