O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 24, 2013

Em Aparecida, Francisco classifica dinheiro e prazer como "ídolos passageiros'





"Conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria". São essas as três posições que devem guiar a vida cristã, afirmou o papa Francisco em missa a milhares de fieis na basílica de Aparecida nesta quarta, (24/07).
A homilia do papa se deteve em cada um desses três pontos, alertando a juventude contra "ídolos passageiros", lembrando a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida e citando o seu antecessor, Bento XVI.
"É verdade que, hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer", afirmou Francisco, sobre o que chamou de "ídolos passageiros".
Ao exortar os fieis a manter a esperança, Francisco disse que "'o dragão', o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte, Deus é o mais forte".
"Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor", pregou.
"Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo."
No segundo ponto, sobre deixar-se surpreender por Deus, relembrou a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por três pescadores no rio Parnaíba após um dia sem conseguir apanhar peixes.
"Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera se tornaria o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma mãe?", disse. "Se nos aproximamos Dele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."
No último ponto, "viver com alegria", disse que "o cristão não pode ser pessimista". Ele citou o discurso feito em Aparecida pelo papa Bento XVI em maio de 2007, durante a conferência episcopal latino-americana. Na época, Francisco estava na plateia como arcebispo de Buenos Aires.
"Como dizia Bento "Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera se tornaria o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma mãe?", disse. "Se nos aproximamos Dele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."
No último ponto, "viver com alegria", disse que "o cristão não pode ser pessimista". Ele citou o discurso feito em Aparecida pelo papa Bento XVI em maio de 2007, durante a conferência episcopal latino-americana. Na época, Francisco estava na plateia como arcebispo de Buenos Aires.
"Como dizia Bento XVI: 'O discípulo sabe que, sem Cristo, não há esperança, não há amor, não há futuro'".
O papa Francisco encerrou a celebração de sua primeira missa pública no Brasil com a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos. Antes de deixar a basílica, o pontífice caminhou com a imagem nos braços e parou para cumprimentar e abençoar cadeirantes que acompanharam a cerimônia. Fiéis próximos se aglomeram para tocá-lo e tirar fotos.
Antes de se dirigir para o Seminário Bom Jesus, o papa Francisco foi até a Tribuna Bento XVI, onde agradeceu e abençoou as cerca de 200 mil pessoas que acompanharam a missa do lado de fora da Basílica. O pontífice pediu aos fiéis que rezem por ele e disse que volta ao Brasil em 2017. "Eu peço um favor, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar."

(Agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário