O lavrador Lázaro Teodoro da Silva um dia se rendeu aos pedidos insistentes do filho Aldair, de sete anos, que finalmente ganhava seu primeiro cavaquinho. Mal podia imaginar que aquele seria o primeiro passo para a história de sucesso do filho no mercado da música sertaneja. Aos 69 anos, o cantor sertanejo Teodoro, da dupla Teodoro & Sampaio, carrega muitas histórias de ''choro e alegria'' que a partir de hoje, (21/11), poderão ser conferidas pelos fãs espalhados por todo o Brasil. Escrita pelos jornalistas e escritores Apollo Theodoro e Domingos Pellegrini, a biografia ''Teodoro: um ídolo sertanejo'' será lançada hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba, no Catuaí Shopping, com sessão de autógrafos.
Com a voz grave inconfundível e o bom humor que reflete em suas canções, Teodoro conta por telefone que a ideia do livro era um desejo antigo que partiu da motivação do filho Marcello, responsável pela indicação dos autores da obra. O jornalista Apollo, por exemplo, chegou a ficar 30 dias viajando com o ídolo da música sertaneja. ''Ele gravava tudo e, se for pensar bem, a minha história de vida daria um outro livro'', conta o músico. ''Algumas vezes precisei de algum tempo para organizar as minhas lembranças, que são de choro e alegria'', destaca. Já Apollo pontua que a experiência de escrever pela primeira vez uma biografia foi valiosa: ''É impressionante como ele tem penetração nas camadas populares. Foi muito legal pesquisar a sua história, que teve muita luta e trabalho, e viajar por várias regiões do Brasil''.
De origem extremamente humilde, Teodoro nasceu em Ribeirão do Pinhal, interior do Paraná. Filho mais velho, foi dele a responsabilidade de cuidar da mãe e das cinco irmãs após o falecimento precoce do pai, aos 44 anos, em decorrência de um câncer na laringe, no dia do aniversário de Teodoro: 18 de junho. O destino também traria uma segunda coincidência dolorosa: no mesmo dia, há três anos, morria sua mãe. ''Como você pode ver, não tenho muitos motivos para comemorar a data do meu aniversário, mas quando a gente encara a vida como ela é, as coisas ficam um pouco mais fáceis'', comenta.
Bastante ativo, o músico, que começou a fazer sucesso nas apresentações em circo, também é admirado no meio artístico pela sua capacidade de gerenciar os negócios e pelas ações de marketing. Um bom exemplo é o recente sucesso ''Pitoco'', que o incentivou a vender cachorros dálmatas de pelúcia nos shows para atender a demanda do público infantil.
''Com a internet, a venda de discos está caindo muito. É preciso ser criativo e criar outras estratégias, como vender chapéus, cachorros de pelúcia e discos autografados durante os shows'', afirma Teodoro, que irá encerrar o ano com shows em 170 cidades brasileiras. Ele ainda mantém o programa ''Amigos do Teodoro & Sampaio'', que tem oito edições gravadas a cada dois meses em São Paulo, em um único dia, das 9 horas à meia-noite.
Com 19 discos de ouro, quatro de platina e dois de platina duplo no currículo, Teodoro diz que tem um ''certo faro'' para o que pode cair no gosto popular. Com letras maliciosas e de duplo sentido, que prefere chamar de ''sátiras'', ele gosta de investir na ''música sertaneja apaixonada''. ''Sempre vai haver espaço para isso, assim como para um bebedor de cachaça'', sentencia, dando risada.
Sobre a parte mais difícil da carreira, acredita que foi ''conseguir fixar o nome da dupla na cabeça do povo''. ''Acho que o que ajudou muito foram os dez anos em que tivemos programa na Rádio Nacional, que depois virou Rádio Globo'', avalia. A dupla Teodoro & Sampaio foi criada há 30 anos depois que a dupla Zé Tapera & Sampaio acabou, depois de dez anos. A formação atual conta com Gentil Aparecido da Silva, o ''primeiro'' Sampaio.
Os dias de arroz e tomate no almoço e no jantar ficaram para trás, mas Teodoro faz questão de frisar que continua sendo a mesma pessoa humilde e trabalhadora. ''Ninguém é rico, só administramos o que recebemos. A única pessoa que investiu em mim foi Deus, me dando saúde e força de trabalho. Não preciso de mais nada'', conclui, combinando pelo celular um jogo de futebol com os amigos para ''exercitar as pernas''.
Serviço:
Lançamento do livro ''Teodoro: um ídolo sertanejo''
Quando: Hoje, às 19h30
Onde: Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping) - Londrina (PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário