O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 17, 2015

Seis meses após resgate, 'mascote' de lanchonete de MT perde 9 quilos


Nove quilos a menos e mais qualidade de vida. Nesta terça-feira (17/03) completam seis meses desde o resgate do vira-lata Bolinha, cachorro que vivia em condições degradantes em uma lanchonete de um posto de combustível às margens da BR-364, em Mato Grosso. Obeso, o animal era 'usado' como uma atração bizarra do local. Desde que foi resgatado pela Organização de Proteção Animal (OPA-MT) , o cachorro faz tratamento para emagrecer em uma clínica veterinária particular de Cuiabá.
  O cão, que tem aproximadamente 12 anos de idade e é cego de um olho, chegou à clínica pesando 36 quilos e meio e com dificuldades para respirar. Atualmente, está com 27 quilos e meio. O peso ideal seria 10 kg. "Ele corre, brinca, pula, coisas que não fazia quando chegou. Está saudável", disse a veterinária Fernanda Viccini. Submetido a dieta rigorosa, ele come aproximadamente 220 gramas de ração específica para cachorros obesos e faz de 12 a 13 minutos de esteira aquática todos os dias.
No primeiro mês após o resgate, o cão perdeu 4 quilos. Porém, desde então, o emagrecimento tem sido mais lento do que o esperado. Ao iniciar o tratamento, os veterinários esperavam que ele chegasse aos 20 quilos em sete meses. Hoje, já sabem que essa meta não será cumprida. "O metabolismo dele está lento. Meio quilo que ele consegue emagrecer já é uma vitória", disse Fernanda Viccini.
Para tentar acelerar o metabolismo, as sessões de exercícios físicos passaram a ser diárias desde fevereiro deste ano. Na esteira aquática, ele alterna trote e caminhada. "Também trabalhamos com o nível da água. Quanto mais na superfície ele fica, mais se esforça", explicou a veterinária responsável pela fisioterapia, Mariana Guilhen. 
Bolinha só deverá receber alta da clínica quando estiver pesando pelo menos 22 quilos. "Acredito que ele chegaria no máximo até 20 kg. Menos que isso acho muito difícil", disse Fernanda Viccini.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário