O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

setembro 17, 2013

Médicos ‘estrangeiros’ chegam ao Paraná


Após três semanas de treinamento intensivo, os profissionais com diplomas do exterior participantes do programa federal Mais Médicos começaram ontem, (16/09), a ter contato com os serviços de saúde das cidades onde vão trabalhar. No Paraná, 28 médicos participaram da primeira fase do programa e amanhã devem ir para os municípios que escolheram. Eles se reuniram ontem, em Curitiba, com os representantes das secretarias municipais de Saúde para terem contato com as particularidades de cada região.
A previsão é de que a partir do dia 22 estes profissionais iniciem suas atividades. Todos os médicos chegaram ao Brasil no último final de semana de agosto e passaram pelas semanas de avaliação em oito capitais até o dia 13. Entre os médicos que vão trabalhar no Estado, 14 são brasileiros formados no exterior e 14 são estrangeiros vindos da Argentina, Portugal, Itália, Espanha, Venezuela, México, Estados Unidos e Egito. Outros dois, com diplomas do exterior, estavam previstos para virem ao Paraná, entretanto foram deslocados para Santa Catarina. Com isso, as cidades de Almirante Tamandaré e Cambé não vão receber profissionais nesta primeira fase.
Os demais 28 serão encaminhados para Curitiba (3), Pinhais (3), Arapongas (3), Araucária (2), Guaíra (2), São Miguel do Iguaçu (2), Colombo (2), Londrina (1), Lapa (1), Campo Largo (1), Capanema (1), Contenda (1), Iguaraçu (1), Mandaguari (1), Marialva (1), Piraquara (1), Sarandi (1) e Guarapuava (1).
Conforme previsto na Medida Provisória (MP) que criou o Mais Médicos, os estrangeiros e formados no exterior selecionados trabalharão por três anos, com registro provisório.

(folhaweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário