O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

abril 21, 2011

Um pouco de história - comentada

O ciclo do ouro no Brasil proporcionou crescimento a várias localidades do país. Várias cidades foram fundadas, principalmente nas regiões das Minas Gerais, como: Vila Rica (Ouro Preto), Sabará, Mariana, São João Del Rei; além de Cuiabá, no Mato Grosso e Goiás Velho, nas províncias de Goiás.
Porém, a coroa portuguesa criou diversos impostos, como forma de tirar proveito das riquezas que os colonos estavam conquistando. O mais importante deles era o “quinto”, onde retiravam a quinta parte do ouro encontrado. Esse ouro, vindos dos impostos, era enviado para Portugal, a fim de que o governo português fizesse o pagamento das suas despesas e das mercadorias importadas da Inglaterra.
- Foi aí que surgiu a expressão: "Quinto dos infernos".
Isso gerou grande insatisfação por parte dos colonos, pois trabalhavam muito para encontrar o ouro e as pedras preciosas, mas entregavam tudo ao governo de Portugal, sempre para pagar suas dívidas que vinham da cobrança dos impostos.
Dessa forma, um grupo de homens resolveu se organizar em um movimento para ficarem livres dos portugueses, do pagamento dos tributos, criando um governo próprio e independente.
Tiradentes foi um dos líderes desse movimento. Acabou sendo preso no Rio de Janeiro, sendo julgado e condenado à morte. Foi enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792, tendo sido considerado o mártir da inconfidência mineira, motivo pelo qual o dia de sua morte se tornou feriado nacional.

- Tiradentes e seus companheiros se revoltaram pela cobrança de um quinto de suas rendas em forma de imposto. Acabou sendo enforcado. Se fosse hoje, com a atual incidência de impostos... ele mesmo se enforcaria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário