O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 28, 2009

Velório

O Texto abaixo tirei do Blog do Rigon e tradúz me maneira clara uma das realidades da vida, ou da morte.

Meu velório será amanhã! Faltem...

MARIA NEWNUM

Imagine a cena:
Você morreu! Melhor, eu morri. Não quero matar ninguém antes do tempo.
Então em tese, meu corpo jaz num caixão, que por pedido anterior, permanece fechado; tendo sobre ele uma foto que gostava quando era viva. Nunca fui fotogênica, mas essa ficou bonitinha.
Aos poucos, os parentes chegam e abraçam meu marido que está inconsolável!
Do outro lado do ambiente, um grupo de solteironas, já pensa como irá fisgá-lo...
Disso não posso reclamar; ele é lindo! Resigno-me, “morta” de raiva.
O salão está repleto de flores e o mais engraçado é que quando era viva nunca me mandaram uma margarida, nem no meu aniversário.
Esse mar de flores é hipocrisia ou culpa?
Algumas pessoas que viajaram 700 kilômetros para uma despedida final, quase nunca me visitaram, nem mesmo responderam as mensagens do MSN, do e-mail ou do Orkut... E agora esse monte de flores?
Humm?!Me pergunto:
Por que as pessoas têm tanta dificuldade em homenagear os vivos?
Por que no momento da morte tentam corrigir os lapsos relacionais?
Eu sempre adorei rosas vermelhas, mas confesso: Recebi menos que gostaria.
Tente retomar a cena de nossas vidas:
Eu e você estamos vivos hoje e amanhã e depois de amanhã. Contudo, não sabemos quanto tempo nos resta e nem quantos dias teremos para “corrigirmos” nossos lapsos de relacionamento.
Um texto bíblico diz que somos como flores, que pela manhã exala leve perfume e a tarde as pétalas “podem” cair murchas e sem vida... Dito de outro modo, ao final de um dia qualquer (que espero demore muito) seremos apenas uma memória; uma brisa leve que passou e se perderá no universo.
Por isso viva!
Viva com intensidade!
Faça de conta que esse dia será o último... Ou o primeiro para homenagear pessoas que você quer bem.Envie flores. Não flores virtuais. Mas flores que possam ser tocadas, cheiradas, vistas e apreciadas pelo tempo efêmero que rege a vida das flores...
Não precisa ser um ramalhete grande e caro. Mas uma única flor, roubada do jardim da vizinha ou de um canteiro público; acompanhada de um bilhete dizendo: “Você é importante para mim”.
Não sei quanto a você, mas no dia do meu velório desejo que meus amigos levantem um brinde em minha homenagem... Quero que riam; que dancem as danças que não dançamos juntos; que se lembrem da comida gostosa que preparei com amor, nos jantares em minha casa, junto com meu marido, luz de minha vida.
Charles Chaplin dizia: “Pensamos demasiadamente. Sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”.
Vivemos uma época orientada pela lógica capitalista globalizada e violenta em que o “Ter” corrompeu a nossa essência de “Ser”. Como dizia Marx, o “Ser” do humano, foi coisificado, maquinalizado...
Nos tornaram “peças” da grande engrenagem descrita por Chaplin no filme Tempos Modernos. Amamentados pela grande mãe: “A industrial cultural”,* bebemos o leite, cujo rótulo expresso em suas “tetas” foi e continua sendo: “A competição”.
Esse leite nos nutriu de desprezo ao amor, a amizade e a solidariedade; muito embora, sejamos ingenuamente levados a crer, via instrumentos midiáticos da poderosa “mãe/madrasta” que, ainda somos filhos amados.
Há coisas que o dinheiro pode comprar...
Flores hipócritas de velório é apenas uma delas...
Se meu velório fosse amanhã só teria um pedido:
Não me mande rosas vermelhas, nem chore por mim.
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, aluna não regular do mestrado em psicologia da Universidade de Maringá e articulista.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário