O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

novembro 06, 2014

Teia gigante surpreende moradores de Foz do Iguaçu



Um canteiro coberto por uma teia gigante chamou a atenção do comerciante Marcelo Ferreira Neri, de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele contou que passeava com os filhos perto de casa na tarde de segunda-feira (03/11), próximo a um condomínio na região do Jardim Ipê, quando foi surpreendido. “Parecia uma rede estendida sobre o canteiro. Quando me aproximei, vi que era uma teia gigante. Fiquei surpreso. Nunca tinha visto nada parecido antes”, afirma.
  A teia de cerca de seis metros de diâmetro e que chamou a atenção de outros moradores da vizinhança estava cheia de pequenos insetos presos. “Não vi nenhuma aranha, mas imagino que seja uma espécie grande. A teia tomou até o meio fio. Meus filhos queriam mexer nela, mas não deixei. Não sabia se era perigoso”, lembra. Segundo Neri, próximo ao canteiro existe um bosque, um riacho e algumas propriedades rurais.
Ao ver as imagens, o biólogo e doutor em zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Janael Ricetti explicou que a teia foi feita por um tipo de ácaro, também um aracnídeo como as aranhas. "Apesar de não ser possível ver o animal que produziu a teia, tudo indica se tratar de uma espécie de ácaro que se alimenta de plantas. Eles usam a teia como proteção e abrigo. Quando há muitos ácaros juntos, a teia pode ser bem grande, como no caso dessas fotografias”, comentou ao garantir que não oferecem riscos à saúde humana.

G1/PR - Fotos: Marcelo Ferreira Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário