O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 31, 2014

PIB do Paraná cresce mais que a média nacional


O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano no comparativo com o mesmo período de 2013. No acumulado de 12 meses o crescimento foi de 3,7%. As duas taxas foram puxadas pela atividade da indústria e são maiores que a média do Brasil.
Os números estaduais foram divulgados nesta sexta-feira (30/05) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e revelam que o desempenho da economia do Paraná foi bem superior ao do País. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou o PIB nacional em 1,9% para o trimestre e 2,5% para os últimos 12 meses.
As estimativas do Ipardes mostram que nos primeiros três meses de 2014, a indústria do Paraná cresceu 3,9% e o setor de serviços teve expansão de 3%, enquanto a agropecuária ficou com uma taxa de 1,9% em razão das perdas provocadas pelo forte calor e falta de chuvas no verão.
PARANÁ COMPETITIVO 
 “A estrutura econômica paranaense permaneceu, entre janeiro e março, preservando fortes marcas associadas à maturação da carteira de mais de R$ 30 bilhões em projetos de investimentos industriais privados atraídos pelo programa Paraná Competitivo”, explica o economista do Ipardes, Francisco José Gouveia de Castro.
“No caso do Paraná Competitivo, convém sublinhar que trata-se do maior e mais diversificado portfólio do País, quanto ponderado pela amplitude econômica do Paraná, em confronto com inferência análoga feita para outros Estados”, completa o economista.
No quadro nacional, as performances mais destacadas neste início de ano foram da agricultura (4,8%), indústria (2,1%) e serviços (2,2%). Em relação à demanda, o destaque no País fica para os gastos da administração pública, com aumento de 3,4%. O consumo das famílias cresceu 2,2%, as exportações 2,8% e as importações 1,4%. Os investimentos caíram 2,1%, ficando em 17,7% do PIB, contra 18,2% do primeiro trimestre de 2013.
No acumulado de doze meses, encerrados em março de 2014, o crescimento do PIB paranaense foi de 3,7% e de 2,5% para o Brasil. No Estado, a indústria cresceu 3,9%, os serviços 3,8% e o segmento rural teve alta de 2,4%. No Brasil, a agricultura teve melhor desempenho (2,8%), o setor de serviços cresceu 2% e a indústria 0,8%.

BP / ANPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário