O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 31, 2012

Mortes de homens crescem no fim do ano

A Coordenadoria da Saúde do Homem do Ministério da Saúde alerta que durante as festas do fim do ano o número de homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos, que são vítimas de morte violenta, cresce assustadoramente.
De acordo com declarações do coordenador do órgão, Eduardo Chakora, o ministério está convencido que o fato está relacionado com os excessos na ingestão de bebida alcoólica nesta época do ano. Além de ser o fator preponderante nos acidentes graves nas ruas e nas estradas, o álcool faz os homens, especialmente os mais jovens, terem reações mais agressivas em situação de conflito.
''Por natureza, os homens têm uma resposta a situações de violência seja como autor, ou seja, como vítima de violência'', afirmou Chakora ao Blog da Saúde, publicação ligada ao site oficial do ministério.
''Geralmente, os homens se machucam muito uns aos outros, se ferem, se matam e na questão da violência doméstica geralmente eles são os perpetuadores da violência, inclusive sexual. O que a gente está buscando de fato é que os homens não bebam, ou bebam moderadamente em ambiente tranquilo, seguro e pacífico, e que isso possa resultar em momentos de alegria'', completou Chakora.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 35 mil homens perderam a vida em 2010 com idade entre 15 e 34 anos. Na mesma faixa etária, o número de mulheres mortas foi de 8 mil.
O número de mortos por acidente de trânsito no país em 2010 - balanço mais recente do ministério - foi de cerca de 42 mil. As vítimas masculinas significaram 81% deste universo.

(folhaweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário