O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

setembro 19, 2010

Em defesa de causa própria


31/08/2010 10h28 - Atualizado em 02/09/2010 13h03



Trabalhador alcoólatra não pode ser demitido por justa causa, diz TST
Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) vem provocando mudança nas empresas: a Justiça quer acabar com o preconceito contra funcionários que são dependentes de álcool. Para o tribunal, o alcoolismo crônico é uma doença.

Trabalhadores dependentes desse tipo de substância não podem ser demitidos por justa causa. Mas o funcionário precisa aceitar o apoio para deixar o vício.
Um senhor cansou de brigar com o patrão, chegar atrasado e faltar ao trabalho. “Se eu bebesse na quarta, na quinta- feira eu já não trabalhava”, conta o dependente do álcool. Ele perdeu as contas de quantas vezes foi demitido. “Fui taxado como preguiçoso, principalmente. Porque o meu serviço não rendia tanto quanto o dos outros”, completa o homem.
Não era preguiça, e sim uma doença classificada como Síndrome de Dependência do Álcool pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Alcoolismo não é mais motivo de demissão por justa causa. Essa tem sido a avaliação do TST. Para os ministros, os funcionários nesses casos devem ser protegidos porque não têm controle sobre os próprios atos.
A Justiça quer tratamento e não punição. “O empregador constatando que seu empregado é dependente do álcool, dependente químico, que o encaminhe imediatamente à Previdência Social para que possa se afastar do trabalho e se submeter ao tratamento necessário à sua pronta reabilitação”, explica o Ministro do TST Lelio Corrêa.
Sr. Joaquim Nunes, que nunca fêz nada, demita antes de mim a Gláucia que se fáz de louca, e o Aristão que tá recebendo salário e vivendo numa boa, depois pode ser eu.
Atestado.... a gente consegue.... como o Aristão e a Gláucia....




Um comentário:

  1. Luis,
    nao adianta meter o pau na maluca da glaudia nem no folgado do aristao. Não foi culpa deles a sua demiçao. Quem armou sua demiçao foi obega, que vc tanto ajudou, usando a prefeitura(vc lembra disso? vc falava isso nos bares quando estava bêbado). Por que vc não conta no seu blogui as maracutais que ocorreram na campanha ? Fala da rádio Astorga e dos programas de rádio.
    Vc tem que ser maxo nessa hora. vc esta fudido mesmo, entao e hora de denunciar tudo.

    ResponderExcluir