O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 22, 2012

Quarta-feira de Cinzas - 22 de fevereiro de 2012

“É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.”
Evangelho do dia -Mt 6,1-6.16-18


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará
a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Com a imposição das cinzas, se inicia um tempo litúrgico particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Iniciamos a Quaresma. Este tempo caracteriza-se pela mensagem bíblica que pode ser resumida na palavra: “Convertei-vos”.
Esta proposta é feita quando, à fronte dos fiéis, mediante o rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” e com a expressão “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”, somos convidados a refletir sobre o dever da conversão, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Neste espírito, a Igreja no Brasil nos propõe a Campanha da Fraternidade, apontando algo que merece nossa atenção. Para este ano, a proposta é: “Fraternidade e Saúde Pública”.
Peçamos esta graça de estar atentos às necessidades de nossos irmãos e que a saúde não seja um sonho, mas uma realidade para nosso povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário