O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 20, 2015

Conversas avançam, mas greve dos professores continua


Após três horas de reunião, as negociações entre o Governo do Paraná e os professores da rede pública estadual avançaram ontem (19/02). Porém, a greve da categoria, que já dura 11 dias, permanece. O chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra (PSD), se comprometeu a "fatiar" o chamado pacotaço fiscal antes do reenvio à Assembleia Legislativa (AL) e a descartar qualquer item que comprometa direitos trabalhistas. Hoje (20/02), uma nova rodada de conversas acontece no Palácio Iguaçu, a partir das 10 horas, para debater os pontos administrativos da pauta de reivindicações, como superlotação de turmas nas escolas e convocação de 9 mil educadores aprovados em concurso público.
"Não houve recuo. Houve, sim, um avanço no sentido de discutirmos com os professores e servidores públicos temas que são importantes para o futuro do Paraná, sem deixar de considerar que nós vivemos um momento grave, um momento sério, de crise econômica em todo o País", avaliou Sciarra. Além dele, participaram do encontro o líder do governo na AL, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), e os secretários de Estado da Educação, Fernando Xavier, e da Administração, Dinorah Portugal Nogara. O governador Beto Richa (PSDB) não apareceu, segundo o chefe da Casa Civil, por se tratar de uma "reunião de trabalho".
Já da parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) estavam o presidente da entidade, Hermes Leão, e outras oito lideranças, a maioria professores ou funcionários de escolas. "A reunião de hoje (ontem) foi insuficiente para a gente avançar em todo o conjunto da pauta", contou Leão. De acordo com ele, após a segunda rodada de negociações, a categoria irá se reunir no Conselho Estadual do sindicato, marcado para o próximo sábado, às 9 horas, na sede da APP, em Curitiba. Em seguida, caso haja consenso, os docentes devem marcar uma assembleia e, aí sim, aprovar o fim da paralisação.

folhaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário