As equipes de resgate do avião da AirAsia, que caiu com 162 a bordo no
dia 28 de dezembro no Mar de Java na Indonésia, confirmaram nesta
quarta-feira (07/01) que um dos destroços localizados no fundo do Mar de
Java é a cauda da aeronave. Agora, aumentam as esperanças de que as
caixas-pretas sejam encontradas, segundo a imprensa local. A recuperação
desses dispositivos é crucial para saber o que aconteceu com o voo
QZ8501.
"Conseguimos recuperar uma parte do avião que era nosso objetivo",
declarou Bambang Soelistyo, diretor da Agência Nacional de Buscas e
Socorro, a jornalistas em Jacarta. "A cauda do avião foi encontrada",
disse, segundo a France Presse.
A estrutura foi avistada por mergulhadores e por meio de submarinos
robôs com câmeras, mas não foi retirada do oceano. Ela é o primeiro
pedaço significativo da fuselagem do avião a ser identificado durante os
trabalhos de buscas. Autoridades acreditam que a maioria dos destroços
do avião está no fundo do Mar de Java, a pelo menos 25m de profundidade.
Os mergulhadores demoraram vários dias para poder submergir devido à
força das ondulações e correntes marítimas. As equipes estão tentando
confirmar se outros sete destroços avistados no leito marinho pertencem
ao avião da AirAsia. "Soube que uma parte da cauda foi encontrada. Se
for a seção correta, as caixas-pretas devem estar lá", disse o fundador e
executivo-chefe da companhia aérea, Tony Fernandes, através do Twitter.
"Necessitamos encontrar todas as partes em breve para achar todos os
passageiros e assim aliviar nossas famílias. Esta é ainda nossa
prioridade", declarou Fernandes. Até o momento, as autoridades
recuperaram 40 corpos em uma operação de busca que inclui dezenas de
navios e aviões de Indonésia, Estados Unidos, Rússia, China, Malásia e
Cingapura, entre outros. Segundo as autoridades, grande parte dos corpos
provavelmente estão presos dentro dos destroços da fuselagem.
Apesar das operações de grande envergadura realizadas pela Indonésia
com a ajuda de outros países, como França, Estados Unidos e Rússia,
foram registrados poucos avanços pelo mau tempo, segundo as autoridades
indonésias.
Autoridades indonésias indicaram anteriormente que cinco grandes partes da aeronave haviam sido recuperadas.
As autoridades indonésias suspeitam que a AirAsia Indonesia, filial da
companhia malaia AirAsia, guiou o avião por um corredor de voo sem
autorização. A companhia aérea teve suspensa na semana passada a
autorização de utilizar o corredor Surabaya-Cingapura até o fim da
investigação.
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