O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 23, 2014

Recadastramento do INSS termina no dia 30



Termina no próximo dia 30 o prazo para o recadastramento dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com as festas de fim de ano se aproximando, são apenas cinco dias úteis para fazer o procedimento, segundo o calendário de trabalho divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dias 25 e 31 de dezembro as agências estarão fechadas para o público. 
De acordo com dados da Previdência Social, até o início do mês, 58 mil pessoas ainda precisavam procurar uma agência bancária para regularizar a situação no Estado. Quem não fizer a renovação de senha ou prova de vida até a data estipulada pode ter o benefício bloqueado. Em todo o Paraná, são 1,7 milhão de segurados. 
A gerência executiva de Londrina tinha 11.781 beneficiários que ainda não haviam passado pelo recadastramento, em 83 municípios. Na gerência de Maringá, faltavam 12.710 aposentados e pensionistas, enquanto na região de Cascavel, 10.421. As gerências executivas de Curitiba e Ponta Grossa contabilizavam, respectivamente, 17.609 e 9.778 beneficiários que não haviam comparecido aos bancos para a atualização, de acordo com a Previdência Social. 
Procedimento
O recadastramento dos segurados do INSS deste ano vem sendo feito desde janeiro. Apesar de ser uma exigência da Previdência Social, pode ser feito em qualquer agência do banco em que o cidadão recebe o benefício através de conta corrente ou poupança, explica o diretor adjunto de operações da Febraban, Walter Faria. "Os bancos estão preparados para o processo", diz ele, ao assinalar que as agências também têm notificado os segurados sobre a necessidade de recadastramento. 
"Normalmente, os bancos pedem que o segurado apresente um documento de identificação oficial com foto. Já outros agregam mais documentos, mas isso fica a critério de cada banco. É importante se informar diretamente com eles", observa Faria. A necessidade de identificação biométrica também fica a critério da instituição bancária envolvida. 
O porta-voz da Febraban orienta que quem não puder ir até uma agência por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença pode enviar um representante legal para fazer seu recadastramento. Neste caso, será preciso apresentar procuração registrada em cartório e devidamente cadastrada junto ao INSS. 
A suspensão dos benefícios de segurados que não regularizaram a situação até o dia 30 começa em fevereiro. Para ter o benefício liberado novamente, também será preciso que o aposentado ou pensionista procure sua agência bancária e solicite a renovação da senha.


folhaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário