O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 16, 2013

Com fogueira gigante, cidade de São João (PR) se prepara para festa junina

A tradicional fogueira de São João, no sudoeste do Paraná, já está pronta para a 54ª festa de São João, que também é padroeiro da cidade. Com 57 metros, ela é considerada a maior do país e ficou pronta há duas semanas. De acordo com a responsável pela organização de eventos do Município Gilson Schmeider, a estrutura começou a ser levantada há um mês e foi construída com madeiras de uma área de reflorestamento.
A celebração, que será na quinta-feira (20), sexta-feira (21) e sábado (22/06), conta com celebrações religiosas, comidas típicas e shows musicais. A fogueira gigante será acesa no sábado, com show de fogos. A entrada é de graça e acontece no Parque Ambiental.
Em 2010, com 62,2 metros, o município recebeu o título de recorde da mais alta, segundo o instituto de pesquisa e auditoria RankBrasil. No entanto, Schmeider explicou que, por medida de segurança, a prefeitura decidiu não levantar mais a estrutura da fogueira. “A gente não está subindo mais por que é um negócio perigoso. Não dá para ficar subindo de dois em dois metros. Tem que tomar cuidado”, afirmou.
Segundo ele, a fogueira é tradicional na cidade desde a primeira edição da festa. Mas a fogueira gigante começou a ser construída por volta de 2000. "Antes ela era bem menor", assegurou.
Além dos três dias de festa, os moradores também movimentam a cidade. De acordo com Schemeider, 15 dias antes do evento, a maioria da população anda vestida com trajes caipiras e passeiam com carros antigos. “Aqui, toda a cidade está enfeitada. Todo mundo com trajes, roupas caipiras e andando com carros antigos, os jericos”, complementou.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário