O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 19, 2013

Outono deve ter períodos quentes e rápidas diminuições de temperaturas no Paraná, diz Simepar

O outono de 2013 deve apresentar o comportamento típico de uma estação de transição no Paraná, segundo a Previsão Climática divulgada pelo Instituto Tecnológico Simepar. Estão previstos períodos quentes intercalados com diminuição rápida das temperaturas para a estação, que começa às 8h02 desta quarta-feira, (20/03), e encerra-se às 2h04 do dia 21 de junho, segundo o Simepar. Tanto os índices de chuvas quanto os de temperaturas devem ficar próximos aos valores médios previstos para o outono.
No que diz respeito às chuvas, o Simepar lembra que o outono tem como característica a grande variabilidade das precipitações durante os meses da estação (climatologicamente, chove mais no mês de maio em comparação aos meses de abril e junho). Em termos da distribuição espacial das chuvas, a região norte terá os menores valores, e no Sudoeste e Oeste, devem ocorrer os maiores valores. Neste período, as chuvas são decorrentes principalmente da passagem de sistemas frontais (frentes frias), que possuem como característica uma distribuição mais regular.
Já as temperaturas devem apresentar gradativa diminuição de valores médios à medida que a transição do verão para o inverno acontece. O deslocamento de massas de ar frio na retaguarda dos sistemas frontais pelo Paraná é comum. A partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do Estado (Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. O Simepar recomenda que as pessoas acompanhem as previsões de tempo diárias (de 24h a 72h) sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no Paraná. Ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração está diretamente associada ao padrão de tempo predominante na região.

(odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário