O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 12, 2013

Em última missa antes do conclave, decano pede unidade na igreja

Na última missa antes do início do conclave que escolherá o próximo papa, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fez nesta terça-feira (12/03) um pedido pela unidade da Igreja Católica.
O apelo marcou a homilia encerrada há poucos instantes na Basílica de São Pedro, lotada de fiéis, e retransmitida por quatro telões instalados na Praça de São Pedro. "Cada um de nós deve colaborar para a unidade da Igreja", disse Sodano em sua homilia.
O cardeal tem 85 anos e não participa do conclave, mas é considerado um dos mais influentes na escolha do novo papa, num momento em que a Igreja enfrenta divisões e escândalos de pedofilia e corrupção.
Sodano pediu que o próximo pontífice promova a paz e a caridade e expressou gratidão ao papa emérito Bento XVI, que renunciou em 11 de fevereiro dizendo-se sem condições físicas para continuar.
O cardeal chamou Bento XVI de "amado e venerado" e disse que ele fez um "pontificado brilhante". "Renovamos, neste momento, toda a nossa gratidão", disse.
O conclave começa nesta terça-feira com a Igreja dividida e sem um franco favorito. Entre os cardeais mais cotados para ser o novo papa, estão o italiano Angelo Scola, o brasileiro Odilo Scherer e o canadense Marc Ouellet.
CONCLAVE
A missa começou às 10h locais (6h em Brasília), com todos os cardeais presentes, incluindo os maiores de 80 anos, que não têm poder de voto. Após a cerimônia, os cardeais irão à residência de Santa Marta, onde estão hospedados desde às 6h (2h em Brasília) de hoje e ficarão até a escolha do novo papa.
Eles ficarão isolados, sem acesso a telefone, jornais e televisão. O número de votos de cada candidato nunca será anunciado oficialmente, mas costuma vazar após a eleição. Cerca de 90 funcionários do Vaticano que prestarão serviços de apoio, como médicos e cozinheiros, já fizeram juramento de sigilo.
Os quartos dos votantes foram selecionados por sorteio. Por volta das 16h15 (12h15 em Brasília), os 115 cardeais votantes se reunirão na capela Paulina e seguirão em procissão até a capela Sistina, onde entrarão por volta das 16h30 (12h30 em Brasília), e darão início ao conclave.
A previsão é que as votações comecem ainda nesta terça-feira. A expectativa é que o primeiro sufrágio seja feito até as 20h (16h em Brasília), quando as cédulas devem ser queimadas. Em caso de fumaça preta, ainda não houve decisão sobre o novo papa.
Se sair branca, os sinos da Basílica de São Pedro tocarão, em sinal de que o pontífice foi escolhido. Os últimos 15 conclaves levaram no mínimo dois dias. A primeira votação costuma servir como uma espécie de peneira para selecionar os candidatos que vão polarizar a disputa.

(folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário