O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

setembro 21, 2012

Imagem gigante é atração turística no Norte do PR

Quem visitar o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes (Norte do Paraná), vai se impressionar com a imagem gigante em aço inoxidável fixada no alto do prédio administrativo do centro religioso. Seja pelos números que cercam a escultura – são 20 metros de altura a partir da base e pouco mais de 12 toneladas de peso – quanto pela pequena semelhança física entre a imagem e as pinturas mais conhecidas do santo católico conhecido por lutar contra um anjo que queria se tornar Deus.
A distância entre a estátua e o arcanjo talvez se justifique pelo material utilizado. O aço em inox é difícil de ser moldado e os cabos de aço que lhe dão sustentação fazem lembrar mais um daqueles heróis de filme japonês lutando contra monstros gigantes. Daí a aparência mais quadrada, diferente das estátuas de bronze e madeira.
Mas o esforço para sua construção valeu a pena. A imagem é considerada a maior em homenagem ao santo e levou mais de um ano para ficar pronta. Além do recorde, o santuário, que será inaugurado oficialmente no próximo domingo, é o primeiro do gênero no Brasil. A intenção é atrair turistas e romeiros de várias partes do país até Bandeirantes para conhecer não só o santuário, mas também a estátua, o que de certa forma já vem acontecendo. Dezenas de curiosos param todos os dias nas margens da BR-369 para fotografar o santo.
Artista da fé
O autor da obra é o caldeireiro Cléber Carlos dos Santos, 30 anos, que revela ter construído a escultura dentro do próprio santuário. Foram 14 meses de muita dedicação entre placas de aço, maçarico e parafusos. “Trabalhava há algum tempo com o inox e após fazer uma estatueta do santo resolvi fazer uma maior”, conta.
O padre Roberto Moraes, que dirige o santuário, explica que em Bandeirantes há um grande número de fiéis do santo, o que levou a Igreja a dedicar celebrações especialmente em sua homenagem. Com o passar dos anos as missas foram ficando cada vez mais cheias. “Todas as quintas-feiras os fiéis compareciam às orações feitas ao santo e a cada dia o público foi aumentando, inclusive com a visita de pessoas de outras cidades”, conta.
As missas passaram a acontecer em um barracão de uma antiga fábrica de chocolates. Mas um suposto milagre atribuído a São Miguel Arcanjo deu origem à construção do santuário e depois à criação da estátua. “O público já não cabia mais na fábrica e nem nas ruas próximas, então, com uma doação, iniciamos a construção do santuário e também da imagem, que tem tamanho proporcional à devoção do nosso povo”, diz padre Roberto.
No santuário, todos os meses, sempre no dia 29, são celebradas missas dedicadas a São Miguel Arcanjo, que reúnem cerca de 5 mil pessoas de caravanas oriundas de todo o Paraná. No altar do santuário, uma réplica da estátua – com cerca de dois metros de altura – é também visitada pelos fiéis, que deixam fotos, velas, objetos e pedidos.
Serviço
O Santuário de São Miguel Arcanjo fica na rodovia BR-369, entre Bandeirantes e Santa Mariana (Norte do Paraná). A inauguração oficial será no próximo domingo, (23/09).

(Gazeta Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário