O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

agosto 06, 2012

Robô Curiosity pousa em Marte

O jipe Curiosity pousou na superfície de Marte por volta de 2h33 desta segunda-feira (06/08) em Brasília, segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa, ao término de uma viagem de 567 milhões de quilômetros.
A missão, que investiu cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 5 bilhões) no projeto que pretende buscar provas de vida no planeta vermelho, foi declarada completa e um sucesso um minuto depois.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de 'feito histórico' a chegada a Marte. "Este é um triunfo da tecnologia sem precedentes", acrescenta o comunicado presidencial, para quem esta missão prova que inclusive as coisas mais difíceis não resistem ao engenho humano.
A Nasa confirmou que a nave, de uma tonelada, pousou na cratera Gale após uma complexa manobra durante o qual se denominou 'sete minutos de terror' desde sua entrada na atmosfera marciana.
'Estou inteiro e a salvo na superfície de Marte', diz uma mensagem no blog da Nasa, que deu lugar a uma comemoração com aplausos e abraços entre o pessoal de sala de controle do Laboratório de Propulsão em Pasadena, Califórnia.
Tal como havia sido planejado, a cápsula abriu um gigantesco paraquedas para frear a queda. A cerca de 20 metros do solo, um sistema baixou o Curiosity, que abriu suas seis pernas de rodas e iniciou sua aventura em Marte.
A poucas horas de tocar a superfície de Marte, ainda no domingo (05/08), o portal de internet da Nasa informou que o jipe Curiosity estava com "boa saúde".
O veículo vai analisar o solo em busca de informações sobre vida. O objetivo é determinar se, em algum momento, o planeta já reuniu as condições necessárias para habitação.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário