O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

agosto 20, 2012

Cabo Frio: A Casa da Flor

Perto da ilha da Conceição, em Cabo Frio, existe uma estranha construção chamada Casa da Flor. Hoje em dia, uma heroica associação tenta manter um dos mais significativos e belos monumentos daquela região.
Seu dono ainda estava vivo quando o músico e compositor Roberto Menescal me levou para conhecê-la. Trata-se de uma casa e um jardim construído com cacos de ladrilhos e vidros coloridos – centenas, milhares de pedaços de louça.
- Cinquenta anos atrás sonhei com um anjo, que me pediu que fizesse uma casa com cacos - disse o dono, um humilde lavrador local. – Resolvi seguir o que o anjo dizia, e nunca mais parei.
Fiquei muito impressionado com o que vi, e resolvi levar alguns amigos para visitar o lugar. Entre eles, estava um espanhol, que vive em Barcelona.
- Muito curioso – disse o espanhol. – O maior arquiteto catalão, Anton Gaudi, tem um trabalho exatamente igual a este. A única diferença é que as casas e jardins de Gaudi são reconhecidos pelo mundo inteiro como uma das mais importantes revoluções da arquitetura.
“E sabe o que mais? Diz a lenda que Gaudi iniciou este tipo de construção porque um anjo o mandou fazer isso. Você sabe qual a razão que fez este lavrador construir este lugar?”
- A mesma razão. Talvez o mesmo anjo – respondi. – Mas desta vez falando com alguém cujos conterrâneos eram capazes de respeitar o resultado do seu trabalho.

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário