O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

abril 19, 2012

As três Peneiras

"Um homem foi ao encontro de Sócrates, levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
... - Mestre, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito de um amigo seu.
Disseram que o ...
Nem chegou a completar a frase e Sócrates aparteou:
- Espere um pouco. Disse o mestre.
- O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras?
Que peneiras, mestre?
- Explico.
Disse Sócrates.
- A primeira é a peneira da VERDADE:
Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não.
Não tenho, não.
Como posso saber?
O que sei foi o que me contaram.
Mas eu acho que...
E novamente é interrompido.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE:
O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não!
Deus me livre!
Disse o homem, assustado.
- Então.
Continua Sócrates...
- Sua história vazou também a segunda peneira.
Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE:
Convém contar?
É realmente importante a divulgação desta informação?
Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade?
- Devo confessar que não.
Disse o homem, envergonhado.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres me contar não é VERDADEIRO, nem BOM e nem NECESSÁRIO ...
GUARDE APENAS PARA TI!
E ainda arrematou:
- Sempre que passar pelas três peneiras, conte!
Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Será uma fofoca a menos para envenenar o mundo e fomentar a discórdia."

(AD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário